Povoamento da América

Povoamento da América: inverter o mapa para reencontrar a história profunda do continente


A história dos povos da América não começa com as caravelas europeias. Ela se inicia no Período Paleolítico, quando grupos humanos migraram e ocuparam progressivamente as diferentes regiões desse continente. A unidade 4 do livro propõe exatamente esse deslocamento de perspectiva: estudar os paleoindígenas e os vestígios arqueológicos de sua presença no território que hoje é o Brasil; conhecer as complexas sociedades maia, asteca e inca, que se desenvolveram onde atualmente estão o México e o Peru; e só então analisar as invasões e a colonização espanhola e portuguesa, com suas consequências devastadoras para os povos originários e para os africanos escravizados e trazidos à força. O ponto de partida não é a chamada “descoberta”, mas a longa e diversificada ocupação humana anterior à chegada dos europeus.

O capítulo 7 abre com uma provocação visual e intelectual decisiva: o mapa *América invertida*, criado pelo artista uruguaio Joaquín Torres García em 1943. No desenho, a América do Sul aparece no alto da folha, e Torres García escreve: “Eu chamei Escola do Sul, porque na realidade o nosso norte é o Sul. Para nós, não deve haver norte, apenas se for em oposição ao nosso Sul. É por isso que agora viramos o mapa de cabeça para baixo e então teremos uma ideia justa da nossa posição, e não como eles querem no resto do mundo.” O artista, autor do *Manifesto da Escola do Sul* (1935), defendia que a arte e a cultura sul-americanas deveriam ter como referência as próprias culturas indígenas, e não as do “Norte” — europeias ou estadunidenses. O mapa invertido não é um simples jogo gráfico. É uma crítica direta e profunda ao eurocentrismo e aos efeitos negativos do colonialismo e do Imperialismo sobre a América do Sul. O professor Rodolfo utiliza essa imagem para introduzir a unidade: para compreender por que o artista inverteu o mapa, é necessário estudar a história do continente desde o povoamento paleolítico até as invasões e colonizações europeias.

A inversão do mapa força uma mudança radical de ponto de vista. Durante séculos, a cartografia e a historiografia europeias colocaram a Europa no centro e no “norte” do mundo, relegando a América do Sul a uma posição periférica, subordinada e “descoberta”. Torres García propõe o contrário: o Sul como referência, as culturas indígenas como matriz legítima de criação e de pensamento. Essa proposta dialoga diretamente com a importância da conservação e da retomada de tradições. O festival Inti Raymi, realizado em Cuzco, no Peru, é um exemplo vivo e poderoso. De origem inca e dedicado ao deus Sol Inti, o festival deixou de ser praticado após a conquista espanhola e somente foi retomado em 1944. Sua revitalização não é mera folclorização turística: é afirmação de continuidade cultural, de memória coletiva e de resistência diante da violência colonial. Do mesmo modo, no Brasil, povos como os Kuikuro, no Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso, mantêm rituais como o Jawari, dedicado aos guerreiros mortos. Conservar a identidade cultural é, para esses povos, um ato político de existência e de afirmação de que suas histórias não foram apagadas.

O povoamento da América começou há milhares de anos. Em sucessivas ondas migratórias, grupos humanos ocuparam desde o extremo norte do continente até a Terra do Fogo. No território que hoje corresponde ao Brasil, os paleoindígenas deixaram vestígios arqueológicos que comprovam uma presença antiga, diversificada e adaptada a diferentes ambientes — florestas tropicais, cerrados, planícies e regiões costeiras. Essas populações desenvolveram tecnologias sofisticadas de caça, coleta, cultivo, navegação e organização social. Não eram sociedades “primitivas” ou “atrasadas”, como muitas narrativas coloniais tentaram impor. Eram povos com conhecimentos profundos sobre o território, com cosmologias elaboradas e com formas de vida sustentáveis.

Com o passar dos séculos, em diferentes regiões do continente, surgiram sociedades de grande complexidade política, econômica e cultural. Entre as mais conhecidas estão as sociedades maia, asteca e inca. Os maias desenvolveram cidades-Estado no sul do México e na América Central, com avanços extraordinários em escrita hieroglífica, matemática, astronomia e arquitetura monumental. Os astecas construíram um poderoso império no planalto central do México, cuja capital, Tenochtitlán, era uma das maiores e mais organizadas cidades do mundo no século XV. Os incas, nos Andes, organizaram um vasto Estado que se estendia do atual Equador ao Chile e à Argentina, com uma impressionante rede de estradas, sistemas de armazenamento de alimentos, administração centralizada e engenharia hidráulica. Essas sociedades possuíam religiões elaboradas, calendários precisos, arte monumental e formas sofisticadas de organização social e política. Não eram civilizações isoladas à espera dos europeus: eram sociedades em pleno desenvolvimento, com dinâmicas internas, conflitos, alianças e história própria.

A chegada dos espanhóis e portugueses no final do século XV e início do século XVI interrompeu de forma violenta esses processos. As invasões e a colonização trouxeram epidemias devastadoras, guerras de conquista, escravidão, expropriação de terras e destruição sistemática de estruturas políticas, religiosas e culturais. A Igreja da Companhia de Jesus, construída pelos espanhóis no século XVI sobre o palácio de um imperador inca em Cuzco, é um símbolo material e arquitetônico dessa sobreposição forçada. No Brasil, a colonização portuguesa significou genocídio demográfico, escravização e tentativas reiteradas de apagamento cultural dos povos indígenas. Paralelamente, milhões de africanos foram sequestrados, traficados através do Atlântico e escravizados para sustentar a economia colonial baseada na exploração da terra e do trabalho forçado. As consequências desses processos ainda estruturam as sociedades americanas contemporâneas: desigualdades sociais profundas, racismo estrutural, disputas territoriais, lutas pela memória e pela demarcação de terras indígenas e quilombolas.

O que o mapa invertido de Torres García e os rituais contemporâneos dos Kuikuro e do Inti Raymi revelam com clareza é que a história da América não se resume à colonização europeia. Existe uma longa temporalidade anterior, marcada por migrações, adaptações ambientais e construções culturais autônomas. E existe uma temporalidade posterior, de resistência, retomada e reexistência. Inverter o mapa é, portanto, muito mais do que um gesto artístico: é uma postura epistemológica e política. É recusar a ideia de que o “norte” europeu ou estadunidense constitui o único ponto de referência válido. É afirmar que o Sul tem suas próprias histórias, suas próprias referências culturais e seu próprio direito de narrá-las a partir de si mesmo.

Para estudantes que se preparam para o Enem, este capítulo oferece uma oportunidade fundamental de desenvolver o pensamento crítico e a consciência histórica. Ele permite questionar a noção eurocêntrica de “descoberta” da América, compreender a profundidade temporal do povoamento indígena, reconhecer a complexidade e a autonomia das sociedades pré-coloniais e analisar as violências da colonização sem naturalizá-las ou justificá-las. Ao mesmo tempo, destaca a importância da preservação cultural e da retomada de tradições como formas ativas de resistência e de construção de identidade. Estudar o povoamento da América a partir do Sul — e não apenas a partir do olhar europeu — é um exercício concreto de descolonização do conhecimento. É aprender que a História não possui um único centro e que o direito de contar a própria história constitui, em si mesmo, uma conquista política, cultural e existencial.