PROPOSTA DE PESQUISA

  Tema: “Os Povos Indígenas de Sergipe: História, Cultura e Resistência”


Problema de Pesquisa

Por que a presença dos povos indígenas em Sergipe é pouco conhecida e como eles mantêm suas tradições e lutam por seus direitos nos dias de hoje?


Objetivos


- Conhecer quem são e onde vivem os povos indígenas de Sergipe, especialmente o povo Xokó.

- Entender como a história desses povos foi marcada pela resistência e por dificuldades ao longo do tempo.

- Valorizar as contribuições indígenas para a cultura sergipana, como nomes de cidades, festas e costumes.

- Refletir sobre os desafios atuais enfrentados pelos indígenas em Sergipe.


Metodologia


- Pesquisa em livros e internet: Buscar informações em fontes confiáveis sobre os povos indígenas de Sergipe.

- Entrevistas e vídeos: Assistir a vídeos, documentários e, se possível, conversar (mesmo que por vídeo ou áudio) com representantes indígenas ou especialistas.

- Análise de mapas e nomes: Investigar nomes de cidades e rios de origem indígena no estado.

- Atividades em grupo: Dividir a turma em equipes para pesquisar diferentes aspectos (história, cultura, desafios atuais, etc.).

- Produção criativa: Cada grupo pode criar cartazes, slides, podcasts, dramatizações ou vídeos curtos para apresentar seus resultados.


Etapas da Pesquisa


1. Apresentação do tema e divisão dos grupos

2. Levantamento de informações e seleção de fontes

3. Troca de ideias e organização dos dados

4. Criação dos materiais de apresentação

5. Apresentação para a turma e discussão coletiva


Sugestão de Estrutura para a Apresentação


- Introdução: Quem são os povos indígenas de Sergipe?

- História: Como era a vida desses povos antes e depois da chegada dos colonizadores?

- Cultura: Quais são as tradições, festas e costumes indígenas que ainda existem?

- Desafios atuais: Quais são as principais dificuldades enfrentadas por esses povos hoje?

- Conclusão: Por que é importante conhecer e respeitar a história dos povos indígenas?


Produtos Finais


- Apresentação em grupo (pode ser em slides, cartazes, vídeos ou dramatização).

- Mural ou exposição na escola com os principais aprendizados.

- Relatório coletivo resumindo as descobertas da turma (opcional).


TAREFA SUBJETIVA - PROVOCAÇÕES!